Técnico-administrativos em educação da UFSM realizam assembleia nesta quarta-feira, às 13h30min, no auditório Sérgio Pires. O encontro servirá para tirar posição sobre o encaminhamento da Plenária Nacional feita pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) no começo de fevereiro.
A plenária decidiu, por maioria, a deflagração de greve a partir da segunda quinzena de março. Até segunda-feira, todas as unidades sindicais deverão encaminhar seus posicionamentos. O resultado será decidido caso tenha 50% mais um dos votos, pela paralisação ou não. A Assufsm não tem previsão de quantos votantes participarão da assembleia.
Atualmente, a Federal conta com cerca de 2,8 mil técnico-administrativos na ativa e aproximadamente mil aposentados. A categoria reivindica, entre outras pautas, contrariedade à implantação da Ebserh e a criminalização dos movimentos sociais, além do aprimoramento da carreira e reposicionamento dos aposentados.